O que são iscas digitais e para que servem?

O que são iscas digitais e para que servem?

Marketing Digital

O Marketing Digital é um conceito de marketing interessante e totalmente voltado para Web. Este conceito de Marketing tem objetivo claro de vender produtos (principalmente infoprodutos embora também seja usado para vender produtos físicos), divulgar uma marca, vender serviços ou simplesmente passar informações relevantes.O que são iscas digitais

Resumindo bem, o Marketing Digital tem as seguintes etapas: Iscas digitais, Squeeze Pages (páginas especiais de websites utilizadas para capturar e-mails) e campanhas de Mails Marketings. Perdoe-me a simplicidade, mas é exatamente isso.

Há ainda zilhares de “estratégias de fechamento de vendas” e isto talvez possa confundir sua mente. As estratégias mais conhecidas são “Gatilhos mentais”, “Estratégia da escassez”, “amigos digitais”, “autoridade em assuntos”, etc. Contudo estas são estratégias para vendas, recursos que vem depois das famosas Iscas digitais 🙂

O que são Iscas Digitais

Vou explicar o que são iscas digitais te contando uma história! Bom, antigamente as guerras eram guturais e eram resolvidas na espada e nos escudos. Havia um menino no meio da batalha, conversando com os soldados antes do conflito, um simples pastor de ovelhas. As tropas estavam frente a frente, milhares de homens perfilados. Do lado inimigo saiu um cara enorme de quase 3 metros, assustador, filisteu de nascimento. Este homem se chamava Golias e ficava insultando toda a tropa de Israel. O gigante, entre  xingamentos, dizia que se houvesse algum homem capaz de vencê-lo todos os Filisteus seriam escravos dos Israelitas. Sempre que aquela aberração em forma de homem aparecia os Israelitas fugiam. Ninguém queria enfrentar aquele armário.

O menino perambulava pela tropa de israelitas e ficou sabendo que quem matasse o gigante receberia a mão da filha do Rei em casamento e uma grana preta. O menino era Davi. Davi ficou doido pela recompensa e começou a perguntar repetidas vezes a todos os soldados sobre a recompensa prometida a quem matasse o gigante. Ele fez tanto reboliço que levaram ele até o Rei (ele já era conhecido do Rei). Observem a isca matadora que o garoto disse ao Rei:

“Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; este filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou o Deus vivo.” I Samuel 17:34 .

Quem resistiria a uma isca matadora como essa? Não só atraiu a atenção do Rei como saiu vestido para a batalha com a própria Túnica dele!

Iscas digitais são títulos chamativos, ofertas ditas imperdíveis que levam o consumidor até um determinado ponto como uma squeeze page, land page ou a página de uma promoção qualquer.

Nesta história eu não só expliquei o que é “isca digital” como quase sem querer citei “click-bait”.

O que é Click-Bait?

Click-bait são iscas digitais, porém completamente falsas. Imagine que o menino Davi tivesse contado a mesma história porém não tivesse matado o Gigante… Estaríamos diante de uma autêntica “click-bait”. É uma isca matadora, sem dúvida alguma, mas que mata o consumidor. É uma história sensacionalista que leva o usuário para um engodo terrível, fake news ou até mesmo para um vírus. Já tentou clicar em uma imagem pensando ser uma coisa e quando leu o conteúdo percebeu que era outro assunto?

Exemplos: “7 passos para emagrecer comendo de tudo em 3 dias”; “trago a pessoa amada em 3 dias” e por ai vai!

E-books (livros digitais) ou infográficos

E-book (livro digital) grátis é o tipo de isca digital mais comum. São promessas de informações com valor e ótimo meio para o vendedor apresentar uma amostra de seu conteúdo. Já pensou se o Davi tivesse apresentado a cabeça de um leão abatido por ele enquanto contasse sua história para o Rei? Pois é. O livro digital (e-book) é um meio de comprovar a capacidade do vendedor de entregar o conteúdo prometido.

Infográficos são artifícios predominantemente visuais que tentam transmitir informações. É ligeiramente diferente do e-book justamente por seu apelo visual. A estratégia de unir cores, gráficos e texto funciona melhor quando a informação a ser transmitida é menor que a dos e-books.

Iscas digitais podem ser títulos chamativos de um vídeo, imagens, etc. A verdade é que cada rede social tem seu formato de isca correspondente. Instagram, por exemplo, aceita melhor fotos ou vídeos legendados. O YouTube aceita somente vídeos com títulos chamativos e thumbnails interessantes.

Espero que tenha gostado do artigo e que se sinta à vontade para comentar 🙂

Alessandro Marlos
CEO GlobalEAD

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />