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Conheça todos os passos para Produção de seu Curso EAD.

Saiba os 9 passos para Criar um Curso online


(1) Conheça o conteúdo e determine o público alvo

produzir um curso ead Conhecer o conteúdo a ser ensinado é a premissa para produzir seu curso, seja online ou presencial. A profundidade de seu entendimento sobre um assunto pode fazer a diferença dependendo do seu público alvo.

O público alvo são aqueles a quem se endereçam seu ensinamento! Parametrizar quem vai aprender o que se propõe a ensinar é quase tão importante quanto lecionar. Igualmente, determinar a faixa etária dos seus alunos vai impactar diretamente o tipo de material didático escolhido, as cores usadas, o formato dos textos e a linguagem abordada.


(2) Determine a linguagem e os objetos educacionais

transmissões ao vivo Agora que você já sabe a matéria e conhece bem o seu público, é momento de adequar as ferramentas de ensino a distância ao seu negócio. Determine nesta etapa do seu negócio que objetos educacionais usará para transmitir seu conhecimento: vídeos, apostilas, animações, conteúdo SCORM interativo ou aulas ao vivo.

Ensinar para crianças, por exemplo, sempre melhor com vídeos com muitas cores e linguagem sem rebuscos. Ainda exemplificando, uma turma de advogados espera textos complementares para basilar seus estudos. Considere, neste caso, apostilas com fontes expressivas, simulados e vídeos com referências precisas.

A linguagem usada no momento de produzir seu material didático é muito importante. Seu público precisa estar apto para absorver suas ideias, seus conceitos. A expressão corporal, as vestimentas e as expressões que utilizar em uma mídia expositiva, como um vídeo, é crucial para transparecer credibilidade.


(3) Construa seu Conteúdo

cursos profissionalizantes interativos Finalmente, chegou o momento de criar seu conteúdo usando as ferramentas que escolheu no item anterior. Repare que, se escolheu apostilas, precisará de fontes espaçadas e muitas imagens ilustrativas. Vídeos, sempre que possível, precisam ter menos de 15 minutos. Designers instrucionais (projetistas de projetos de EAD) apontam que o expectador começa a perder o interesse logo nos primeiros três minutos de sua apresentação.

O Brasil é um dos maiores consumidores de vídeos no mundo e dispensar seu uso pode ser um equívoco. Considere também o uso de Conteúdos Interativos. Estes normalmente utilizam o padrão SCORM. O padrão SCORM é tipo de conteúdo que obedece um padrão internacional e que visa padronizar qualquer contéudo, fazendo com que este possa ser desfrutado igualmente em qualquer dispositivo, seja celular ou navegador contectado à internet.

interação com tutores A produção de conteúdo interativo pode demandar um pouco de conhecimento de sua parte, porém é uma estratégia para examinar o quanto o aluno está aprendendo ainda enquanto a matéria é apresentada. Nesta técnica o instruendo pode ser avaliado de forma leve e até divertida.

Um dos maiores desafios em EAD é manter o engajamento do aluno ao seu conteúdo. Incitar seu aluno chegar até o final do curso é o seu maior desafio. O material didático é um dos ítens mais importantes para este sucesso.



(4) Monte um plano de aula (estrutura do curso)

treinamento corporativo Cursos EAD muito extensos podem ser um problema, principalmente na avaliação de seu aluno. Carga horária extensiva e conteúdo muito denso pode ser melhor absorvido quando dividido em partes ( módulos ).

Considere repartir seu curso online em vários módulos com pontos de avaliação ao final de cada um deles. Segmentar o aprendizado pode significar um ótimo meio de premiar o aluno com um certificado em cada módulo, estimulando o aluno a chegar até o final do treinamento.

Enquanto no ensino presencial cada "parte do curso" é melhor conhecido como "disciplina", no ensino presencial a nomenclatura mais comum é "módulo".


(5) Determine as formas de interação do Tutor com o Aluno

universidade corporativa vários métodos de interação entre Tutor e Alunos. Repare, entretanto, que a existência de um tutor em seu curso pode encarecer o preço final de seu produto. Trata-se de um fato a ser analisado em seu planejamento do negócio.

Tutor e Alunos podem interagir entre si de duas formas: síncrona (ambos os personagens ficam ao mesmo tempo dialogando) e assíncrona (estes atores interagem entre si, porém em momentos distintos).

cursos sob demanda Interações síncronas são feitas através das já famosas transmissões ao vivo ou simples chats online. Neste ponto, a GlobalEAD tem das mais diversas soluções que incluem desde baixo delay (tempo de latência entre a transmissão e o recebimento de uma mensagem de áudio/vídeo) até proteção contra duplo login simultâneo ou venda do link da aula ao vivo. Saiba mais aqui.

Interações assíncronas são menos custosas e englobam Fóruns ou sistemas de dúvidas. Estas duas ferramentas são as mais comuns em ensino a distância e largamente usadas. Através de mecanismos de tópicos, turmas inteiras podem interagir entre si tendo um tutor como o moderador. O sistema de dúvidas é mais discreto e permite que um aluno envie uma dúvida de forma privada e sem constrangimento.


(6) Especifique sua loja virtual e gateways de pagamento

universidade colaborativa A estrutura lógica de seu curso já está pronta! O conteúdo já está montado, quem sabe gravado ou apostilado. Seu corpo pedagógico está definido e o próximo passo é a estrutura comercial.

cursos SCORM com Afiliados Definir os métodos de recebimento para venda de seu infoproduto é muito importante. Gateways de pagamento são empresas que servem para capilarizar o recebimento com intuito de facilitar cada venda. Finda uma venda, tais empresas repassam o valor das vendas para a entidade vendedora ( você ). Desta forma, seu aluno poderá pagar com qualquer método possível ( cartão, pix, débito em conta, etc ) e você receberá sua parte, descontado uma taxa de intermediação. Várias são estas empresas: PagSeguro, MercadoPago, Cielo, PayPal, etc.

Escolha os Gateways de pagamento que melhor souber lidar e com as menores taxas de administração. Pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Observe que escolher várias ferramentas diferentes pode aumentar o trabalho e talvez exigir mais pessoal em seu negócio.


(7) Estruture um Plano de negócios, Marketing, Tempo de Retorno e Equipe

material didático para EAD É muito comum as pessoas confundirem Cursos EAD com um bico. O pensamento fica cada vez mais equivodado quando não existe um plano de negócios. Começar pequeno não significa não planejar.

Um plano de negócios envolve anotar custos de cada etapa do empreendimento e se engajar seriamente com o projeto. É na etapa do planejamento que se discute as estratégias de marketing, cálculo de custos e expectativas reais de faturamento. É preciso compreender que mesmo que se o curso for oferecido gratuitamente para a sociedade há um custo. Igualmente, se for você mesmo o tutor, sua hora-aula deve ser precificada. Do contrário, estaremos dizendo que seu curso não tem valor :(

Deve-se lembrar que a Lei de LGPD entrou em vigor no Brasil exigindo contratos e políticas de privacidade importantes. Sua equipe de marketing e corpo jurídico devem ficar atentos. Entre em contato se houver dúvidas neste quesito.


(8) Escolha a Plataforma EAD

plataforma AVA A escolha do Sistema EAD deve obedecer todos os quesitos anteriormente debatidos neste artigo.

A Plataforma de ensino a distância deve prover Gateways de pagamento, loja virtual incorporada, website responsivo, espaço para cursos ilimitados e, de preferência, código fonte proprietário. Há que se importar com o humor do futuro e nada melhor que uma plataforma LMS capaz de se adequar às necessidades do porvir.

A GlobalEAD, já com mais de dez anos de experiência na área, tem vários planos de ensino a distância. Inclusive, há planos que já vem com pacotes de cursos prontos e vale a pena conferir aqui.

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(9) Inicie seu negócio, crie feedbacks e volte ao item 01

Comprar Cursos Prontos É chegado o momento de colocar em prática seu plano de negócios. O seu curso EAD já está montado na plataforma de ensino a distância, seu produto está precificado e sua equipe de marketing já bolou suas estratégias!

Experimentar o mercado é se expor a diferentes opiniões, arriscar políticas de preços e ensinar. Aprender com o feedback, remodelar continuamente o planejamento inicial e reiniciar o processo é a base de qualquer negócio, mesmo os presenciais.

Somente ouvindo, lendo e acatando (ou não) diferentes posicionamentos conseguirá reajustar seu plano de negócios, sempre objetivando ensinar melhor e ganhar mais.

Compreenda que ganhar mais nem sempre é apenas o valor pecuniário, mas conhecimento e felicidade também.

Alessandro Marlos é conteudista da GlobalEAD e autor deste artigo :)