Como é (ou era) a estrutura de cursos de pós graduação do Complexo Damásio de Jesus

como são os cursos de pós graduação do Complexo Damasio de Jesus? O complexo damásio de jesus tem varios cursos de pos graduação online. Desenvolvi a plataforma de ensino a distancia dos cursos de pos graduacao do complexo damasio de jesus, que também foi usado para a graduação. Os vídeos foram produzidos pelo Complexo damasio de jesus e o sistema de ensino a distância foi desenvolvidoi por mim.

Até março deste ano (2012) o Complexo Damásio de Jesus não tinha autorização do MEC para chancelar cursos de EAD para pós graduação. Muitos então perguntarão como o Damásio de Jesus, famoso em todo Brasil, fez e faz para ter diversos cursos de pós.

Damásio tinha um convênio com uma empresa que provia tecnologia, corpo pedagógico e a chancela tão desejada pelo Damásio. Esta empresa não tinha ninguém de T.I. A verdade é que ela contratava outra pessoa para fazer toda a parte de tecnologia: eu, representado por minha empresa, a GlobalEAD (http://www.globalead.com.br). Assim, todos os cursos de pós tinham como alicerce tecnológico de desenvolvimento uma equipe muito reduzida.

Vários destes cursos (como o deste endereço http://www.idealead.com.br/trt/ ) estavam sob a mesma plataforma feita entre janeiro e fevereiro de 2010. Este sistema veio de uma evolução de outro sistema feito no final de 2008 e que atendeu durante alguns anos a Universidade Gama Filho.

A única referencia que garante a propriedade intelectual deste trabalho está este endereço: http://www.idealead.com.br/credito.php . Creio que este endereço pode ser retirado do ar a qualquer momento, pois a GlobalEAD optou pelo desligamento definitivo no primeiro semestre deste ano.

Ainda analisando a estrutura destes cursos de pós, entendo que esta plataforma está obsoleta, mas mesmo assim possui segredos tecnológicos de alto valor.

O corpo pedagógico da empresa contratada pelo Damásio teve (e ainda deve ter) insights interessantíssimos. Muito do que aprendi sobre gerenciamento e controle de milhares de alunos veio desta experiência. Destaco um sistema de dúvidas e avisos que “vigia” o próprio tutor, chamando atenção para o caso de haver excesso de dúvidas de alunos sem a devida resposta.

Além de corpo pedagógico forte, havia uma secretaria de atendimento hábil no atendimento ao aluno e sempre contribuía para o desenvolvimento contínuo do sistema.

A plataforma também permitia vários outros tipos de usuários como coordenador financeiro e estúdio, assim como conseguia absorver alunos de diversas empresas como o Net-Info (empresa provedora de cursos de Petróleo e Gás do Rio de Janeiro – http://www.idealead.com.br/net-info/) e várias outras entidades.

Recordo que eram milhares de alunos de várias empresas rodando no mesmo sistema, gente de segundo e até de terceiro grau (no caso os alunos do Damásio).

A parte de hardware que suporta tanta tecnologia conseguia ser dar ao luxo de ser pífia, pois a programação ficou enxuta, exigindo muito pouco para atender tanta gente. Defendo veementemente que é preciso investir em qualificação profissional, não em hardware. Computadores ficam obsoletos quando velhos e homens ficam mais maduros. Durante muito tempo (mais de um ano), toda aquela estrutura estava focada em uma conta de hospedagem básica do UOL. Nada de server dedicado ou nuvem. Creiam.

Foram 4 anos de dedicação e aprendizado.

Guardo carinho por todos os que lá permaneceram e desejo felicidade ao que me substituiu.

Enfrento novos desafios no momento.

A vida continua.

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />