Ensino híbrido – a Plataforma EAD e o “projeto Youtuber do bem” da GlobalEAD

Ensino híbrido – a Plataforma EAD e o “projeto Youtuber do bem” da GlobalEAD

O papel das plataformas EAD no ensino híbrido

– O projeto YOUTUBER DO BEM e entenda como a plataformas de ensino a distância (plataforma EAD) da GlobalEAD mescla com o ensino híbrido no Brasil mudando a realidade de milhões de brasileiros. Entenda como converter o ostracismo em produtividade neste interessante artigo que expõe a novidade no Brasil: o projeto YOUTUBER DO BEM.

Fatores que serão abrangidos neste artigo:

1 – introdução

2 – projeto Youtuber do Bem

3 – Conceito de Ensino híbrido ( o que é o ensino híbrido)?

4 – Sala de aula invertida

Introdução – as plataformas de ensino e o baixo aproveitamento escolar

A grande verdade do ensino no Brasil é que os índices como IDEB ( índice de desenvolvimento de educação básica ) e o ENEM ( exame nacional do ensino médio ) não apontam avanços significativos. Inúmeras tentativas foram aplicadas para melhorar o processo de ensino e aprendizado, porém o fato está a olhos vistos: adultos não conseguem ler uma publicação e produzir um raciocínio; crianças abandonam a escola, sobretudo nas classes mais baixas.

O fato é que as soluções apontadas para resolver este grande problema estão sendo produzidas sem o devido foco: o interesse dos estudantes. Celulares são vistos como vilões dentro das salas de aula e as redes sociais são o entretenimento nocivo aos estudos. O ensino tem perdido esta batalha.plataforma EAD globalEAD

Até agora.

Então por que não usar os vilões (celulares e redes sociais) como agentes condutores dos jovens ao aprendizado? Por que não virar este jogo usando os celulares e as redes sociais a favor da educação e não mais o contrário?

Projeto Youtuber do Bem

Todo conceito de ensino de hoje é baseado no professor expondo o conteúdo na expectativa de uma prova avaliar a absorção do conhecimento do aluno. Ora… Este modelo não trouxe resultado até hoje. Inútil esperar resultados diferentes usando as mesmas técnicas!

Então… Hora de mudança de paradigma!

Por que não esperar que o próprio aluno ensine o que aprendeu e se exponha para o mundo?

 

Plataforma EAD com ensino híbrido

A GlobalEAD possui uma plataforma de ensino a distância que permite ao professor selecionar vídeos produzidos pelos alunos alinhados com a matéria e publicados no Youtube. Os melhores filmes dos alunos poderão ser publicados em um MURAL no site da instituição, promovendo o aluno e seu conteúdo. Tudo automático, fácil de usar e super intuitivo.

Plataforma EAD ensino híbrido onlineAgora imagine o potencial desta plataforma de ensino a distância (também chamada de plataforma EAD). O celular, que antes era um vilão, agora será um portal do bem, levando o aluno a produzir raciocínio e conteúdo. As redes sociais, antes inúteis passatempos, agora serão vitrines para novos atores do conhecimento no Brasil.

Os alunos terão anseio por conteúdo, querendo obter cada vez mais conhecimento e exposição. Professores serão promotores da divulgação e interface com a instituição que lecionam.

Já repararam como os jovens cada vez mais querem ser Youtubers? Pensemos se estes jovens tiverem conhecimento para publicar ao invés do abismo da inutilidade da atualidade?

A plataforma de ensino a distância seria usada em conjunto com o ensino presencial, no estilo clássico do Ensino híbrido (modalidade de ensino que combina ensino presencial com online). A referida plataforma EAD também consegue controlar o desempenho dos alunos dentro do sistema. Em outras palavras, a plataforma EAD mostra se apostilas foram acessadas, se simulados foram realizados, se vídeos foram consumidos, etc. Com base nestes indicadores os professores podem alertar seus alunos de seus compromissos ou parabenizá-los, tanto por avisos ou e-mails. Tudo automatizado e de fácil acesso.

Alunos terão maior engajamento com o aprendizado, reduzindo a evasão escolar e abrindo uma janela para o futuro.

Um modelo de negócios simples, barato e acessível a todo Brasil para diferentes camadas sociais sem distinção.

A GlobalEAD tem um canal no Youtube que provê de maneira fácil e divertida toda informação para transformar alunos em “Youtubers do Bem“. As plataformas de ensino a distância da GlobalEAD podem ser experimentadas sem ônus por 7 dias e o investimento por instituição é a partir de R$ 199,99 p/mês. Para o referido teste do sistema clique aqui.

O que é o ensino  híbrido

Ensino híbrido é a arte de mesclar o ensino presencial clássico com o ensino online; este último usando majoritariamente plataformas de ensino a distância (plataformas de EAD). O ensino online se caracteriza por utilizar recursos como apostilas, vídeos, animações, simulados e conteúdos para serem desfrutados fora da sala de aula presencial. Neste ambiente o aluno se encontra fisicamente sozinho, apenas acompanhado do material didático apresentados sob as diversas formas que o ambiente virtual lhe proporciona.Plataforma EAD youtuber do bem

Recordando que o ensino a distância exige disciplina, o aluno até pode interagir com outros colegas e professores graças a fóruns e sistemas de tira-dúvidas. Explorando e desenvolvendo a capacidade do aluno de ser autodidata, o ensino a distância na modalidade de ensino híbrido usa as habilidades dos meios virtuais como complemento dos métodos presenciais de aprendizado.

Em sala de aula, conhecimentos adquiridos na forma online são abordados, sempre na forma complementar. Alunos podem interagir mesmo estando a quilômetros de distância e na forma online, amizades e networking de uma forma diferente são realizadas.

O ensino híbrido tem diferentes modalidades. A modalidade de ensino híbrido mais comum é a Sala de Aula Invertida.

O que é Sala de Aula invertida

Sala de Aula Invertida é um processo de ensino-aprendizado do ensino híbrido. Neste processo o aluno é convidado a usufruir do material didático de forma antecipada, antes mesmo da explanação presencial do professor. O aluno pode recorrer a plataformas de ensino a distância ou simplesmente ter acesso ao conteúdo de qualquer outra forma. A ideia é fazer o aluno consumir a informação de maneira prévia e produzir seu conhecimento de maneira autônoma.Plataforma EAD ensino híbrido

Um segundo momento do processo de sala de aula invertida é presencial. O professor neste caso terá condições de se aprofundar no assunto, uma vez que o conceito básico já foi abordado inicialmente. O processo de criação do conhecimento é mais profundo nesta modalidade.

O professor poderá corrigir desvios de aprendizado e avançar nos conceitos de forma mais profunda e produtiva.

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />