Como mensurar a carga horária de seu curso on line?

Como mensurar a carga horária de seu curso on line?

Uma dúvida recorrente sobre a produção de um curso online: “como mensurar a carga horária de meu curso online”?

A Carga horária do curso on line e seus objetos educacionais

Um erro muito comum para aferir a carga horária de um curso online é confundir carga horária com a minutagem dos vídeos de um curso.  Este equívoco se perpetua e esta pergunta sempre é ventilada em nossos canais de atendimento. Se esta premissa fosse verdade um curso online sem vídeos teriam carga horária zero 🙂

Compreendemos que a carga horária tem relação com os
objetos educacionais de cada curso online!

Carga horária de cursos online com vídeosCurso online

Pontos importantes sobre vídeos em curso online: a partir do terceiro minuto do vídeo há degradação da atenção do aluno. Designers institucionais prolatam esta sentença repetidamente. Embora tenhamos casos de aulas com vídeos enormes, como em algumas aulas do ENEM ou concurso público, por exemplo, não percamos a regra de vista. O professor precisa ser esforçar muito mais se quiser manter seu público atento por muito tempo!

Outro fator preponderante para o nosso conhecimento é que os vídeos não devem ter mais de quinze minutos. Além da razão acima, podemos dizer que isto facilita o aprendizado. Setorizando o conhecimento em vídeos com títulos chamativos e segmentados por assunto facilita o entendimento do aluno. É uma forma de induzir o aluno a assistir proeminentemente a parte que mais lhe interessa. Um vídeo muito longo e falando sobre vários assuntos poderia inibir sua visualização, enquanto que a informação segmentada tende a ser melhor degustada.curso online e carga horária

Finalmente, não fugindo muito do tema, podemos compreender que cada 15 minutos de vídeo corresponde, em média, a 1 hora de um curso presencial. Esta também é uma informação oriunda dos designers instrucionais, especialistas em ensino a distância e suas metodologias.

Não existe uma metodologia para aferir a carga horária por curso, contudo posso citar uma experiência pessoal. Certa vez assisti a um curso online do Dr. Lair Ribeiro, polêmico médico do ramo da nutrição. A primeira coisa que prestei atenção foi o seu comentário: “você terá que assistir este vídeo pelo menos cinco vezes para compreendê-lo perfeitamente”. Ora, era um vídeo de uma hora! A verdade é que eu assisti o vídeo pelo menos cinco vezes e demorei bem mais que uma hora em cada vez que o desfrutei. Isto porque produzi raciocínio sobre o conteúdo, concordei e não concordei em vários pontos! Além de fazer anotações e mais anotações sobre o complexo curso online, apliquei o conteúdo para fazer experimentos sobre o tema. Podemos dizer que um curso online de apenas uma hora de vídeo pode ter uma carga horária de bem mais que dez horas!!

Carga horária de curso online apostilado

Uma apostila de curso online necessariamente precisa estar bem diagramada e ter uma fonte de tamanho agradável. Sua leitura precisa ser o mais leve possível, sempre tendo em mente que será apreciada por diferentes monitores e dispositivos de leitura.Carga horária de Cursos online

E sua carga horária? Resolutamente não tem tanta relação com o número de páginas, mas pelo tempo que o aluno demorará para absorver o conhecimento. Tenhamos sempre em mente que se trata de um curso online apostilado e não um gibi. O tempo de leitura de um conteúdo não tem relação com o tempo de absorção do material. São coisas diferentes.

Uma apostila pode ter 30 laudas ou até 100. O número de páginas não pode ser fator para aumentar ou diminuir a carga horária de um curso, mas sim o tempo esperado para compreensão e assimilação de todo o material.

Recordamos que uma simples redação pode influir em mais de quatro horas em um curso online. Isto porque espera-se que o aluno primeiramente seja exposto ao conteúdo para depois descrever seu entendimento sobre ele, produzindo suas próprias conclusões: glória de toda redação bem feita.

Qual a relação entre o número de dias que um curso online fica liberado para estudo e sua carga horária?

Supondo que tenha estimado que seu curso online tenha 10 horas, por exemplo. Ainda no campo da expectativa, considere que seu aluno estude uma hora por dia. Nesta situação, se seu aluno estudar quase todos os dias de forma brevemente ininterrupta, um curso online de 10 horas poderá ser apreciado entre 20 ou 30 dias, pelo menos. Isto gera uma folga razoável para o aluno!Carga-horas de Curso online

Considere permitir que seu aluno usufrua seu curso online por 30 dias, caso sua carga horária seja aproximadamente de 10 horas. Esta informação deve estar contida em sua plataforma de ensino a distância, sua plataforma ead.

As plataformas de ensino a distância ( plataformas de EAD ) da GlobalEAD são bastante intuitivas e a GlobalEAD produz continuamente conteúdo de valor e de interesse para seus cursos online.

Os sistemas de ensino a distância da GlobalEAD requerem investimento mensal a partir de R$ 59,99 mensais e podem ser desfrutadas gratuitamente por até 7 dias via este link: GlobalEAD.

 

 

Related Posts

0 comments

Leave your reply

*" value="" aria-required='true' />
*" value="" aria-required='true' />