Comissão OAB Vai à Escola | GlobalEAD

Comissão OAB Vai à Escola

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO A CIDADANIA -

- DIREITOS E DEVERES AOS JOVENS CIDADÃOS -

"OAB e a Educação - juntos pela Construção da Cidadania e Paz"

 

A cidadania é um status jurídico e político por meio do qual o cidadão adquire os direitos (civis, sociais, políticos) como individuo; e também os deveres referentes à coletividade.

É ter responsabilidade, perante nós e perante a sociedade; é ter consciência dos seus deveres e dos seus direitos; é pensar e agir com solidariedade e com participação.

Para existir cidadania, é preciso que o cidadão se reconheça em um determinado espaço, o Estado-Nação e o nosso Estado são o Brasil, a nossa nação é composta dos cidadãos, do povo brasileiro.

Nesse diapasão, o objetivo do presente projeto é elencar e discutir questões de cidadania relevantes e pertinentes, aos alunos da rede municipal de Niterói na faixa do ensino fundamental.

Acreditamos que podemos fazer mais do que simplesmente sermos plateia do que vem acontecendo com a infância e adolescência de nossos cidadãos.

Acreditamos que o trabalho a ser desenvolvido voluntariamente é uma via de mão dupla; o voluntariado doa, mas recebe, ao perceber que se torna uma ferramenta que poderá fazer toda a diferença na vida daquela criança ou adolescente.

Esse é o objetivo do projeto da COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA instituído e apoiado pela SUBSEÇÃO OAB NITERÓI – Gestão 2019-2020.

 

PROJETO:

- Cartilha formatada elaborada pela Instituição COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA em parceria com a GlobalEAD e a Associação SerVIVA.

- Levar aos colégios da rede escolar de Niterói pública e particulares palestras referentes aos temas propostos na cartilha formatada, fornecendo acesso eletrônico ao portal de Cursos Gratuitos.

- Projeção de realização inicial: 02 (duas) palestras mensais para a rede pública.

 

 TEMAS ELABORADOS PELOS DELEGADOS E COLABORADORES DA COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA

  1. Bullying:  Dra. Laura Kastrup
  2. ECA - direitos e deveres - Dra. Nair Zuchini
  3. Ética: Dra. Simone Simão
  4. Lei de Aprendizagem: Dra. Lillian Santos
  5. Mediação intramuros: Dra. Alcilene Mesquita

APOIADORES:

  1. Livro Físico: FME- Fundação Municipal de Educação de Niterói
  2. Livro virtual: GlobalEAD tecnologia Educacional
  3. Associação SerVIVA
  4. Subseção OAB Niterói

 

Agradecimentos:

O lançamento dessa cartilha é a concretização de um sonho que vem sendo nutrido desde 2014, quando fui empossada como presidente da COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA. O sonho era o de levar matérias complementares a grade escolar não só com palestras a algumas escolas. O sonho era de levar temas e métodos alternativos de conflitos escolares-intramuros, ao alcance de vários alunos.

O sonho concretizou, o projeto só começou...Mãos a obras!

Agradeço aos meus antigos delegados da COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA que deram o seu tempo à comissão em outras datas. Em especial, quero agradecer a atual equipe de Delegados e Colaboradores-parceiros: Alexandre Pereira, Ellen Nascimento, Leonardo Sales, Lillian Santos, Nair Zuchini, Simone Simão, Ulisses Moreira e Laura Kastrup e Dilma Resende por todo o apoio, empenho e contribuição à elaboração e veiculação da cartilha.

Meus sinceros agradecimentos aos nossos apoiadores, em especial, ao Dr. Antônio Jose Barbosa da Silva, Toninho, então presidente, que me confiou a presidência da COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA; e agradecer, principalmente, o atual presidente da OAB NITEROI, Dr. Claudio Viana, pela confiança na minha recondução ao cargo e total apoio ao nosso projeto de educação e cidadania.

Nosso muito obrigado!

COMISSÃO OAB VAI À ESCOLA

Alcilene Ferreira de Mesquita

Presidente-Coordenadora